Sobre o Curso

Go (Golang) é uma linguagem moderna, legível, concorrente e é extremamente rápida. Perfeita para aplicações Web!

Go é a linguagem desenvolvida pelo Google para resolver problemas da escala que a gigante da tecnologia tem e, sem dúvida, essa linguagem também vai ajudar a turbinar as suas aplicações.

Ele é uma das poucas linguagens que surgiu depois dos processadores com múltiplos núcleos e isso fez com que a linguagem tenha mecanismo de concorrência no cerne da linguagem, o que a torna ideal para aplicações na qual são exigidos um alto grau de desempenho.

Go é uma linguagem enxuta, moderna, compilada (muito rápida), que tem vários recursos que irão te ajudar nos desafios de desenvolver uma aplicação escalável!

Não perca tempo e se matricule para aprender essa linguagem fantástica!

Sobre o Autor

Leonardo Leitão é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza, na qual trabalhou com Integração de Redes de Sensores sem Fio e Computação em Nuvem. Há doze anos atua na área como desenvolvedor de softwares e atualmente trabalha na DATAPREV como arquiteto, desenvolvendo sistemas para o INSS. Professor de desenvolvimento de software há quase dez anos, iniciou recentemente um projeto de ensinar programação à distância.

Conteúdo Programático

Capítulo 1. Introdução

Visão Geral do Curso     11:06

Assine Nosso Canal     01:36

Baixando a Apostila 01:19

Go: História e Características     Visualizar Logado 14:41

Capítulo 2. Configuração do Ambiente

Windows e Mac 08:40

Linux 09:30

Capítulo 3. Fundamentos

Ambiente GO: GOROOT & GOPATH 09:23

Primeiro Programa em Go     Visualizar Logado 13:59

Explorando os Comandos do Terminal     Visualizar Logado 10:45

Constantes e Variáveis     Visualizar Logado 11:36

Imprimindo Valores no Console     Visualizar Logado 10:14

Tipos Básicos     Visualizar Logado 12:03

Tipos Básicos: Os Zeros 02:57

Conversão entre Tipos Básicos 10:02

Funções Básicas 06:40

Operadores Aritméticos 06:36

Operadores de Atribuição 04:25

Operadores Relacionais 04:39

Operadores Lógicos 07:29

Operadores Unários 05:39

Operador Ternário??? 03:38

Ponteiros em Go 09:41

Capítulo 4. Estruturas de Controle

If/Else 06:23

If/Else If 06:17

If com Init 04:41

Laço For 08:33

Switch #01 07:03

Switch #02 03:31

Resposta do Desafio Switch 02:41

Switch #03 04:57

Capítulo 5. Array/Slices/Map

Trabalhando com Arrays 08:44

Percorrendo Arrays com For (Range) 06:20

Conhecendo o Slice 10:44

Construindo Slices com Make 06:53

Usando Mesmo Array Interno 03:41

Slice: Usando Append e Copy 03:41

Trabalhando com Maps #01 06:28

Trabalhando com Maps #02 05:08

Maps Aninhados 04:17

Capítulo 6. Funções

Funções Básicas 15:41

Pilha de Funções 07:48

Retorno Nomeado 06:06

Armazenar Funções em Variáveis 04:44

Passar Função como Parâmetro 07:21

Funções Variáticas #01 04:38

Funções Variáticas #02 03:55

Closure 06:39

Recursividade 06:57

Recursividade (Simples) 03:30

Defer 05:41

Passando Ponteiro para Função 06:08

Função Init 02:51

Capítulo 7. Sistema de Tipos

Usando Struct 12:23

Struct Aninhada 07:36

Métodos em Structs 05:48

Pseudo-Herança em Structs 06:05

Tipo Personalizado 06:13

Usando Interfaces #01 10:23

Usando Interfaces #02 05:51

Composição de Interfaces 03:26

Tipo Interface 04:18

Convertendo uma Struct em JSON 07:01

Capítulo 8. Pacotes

Pacotes & Visibilidade 15:17

Criando um Pacote Reutilizável 12:10

Criando & Instalando um Pacote do Github 08:26

Capítulo 9. Concorrência

Concorrência vs Paralelismo 14:45

Curiosidade: Número de CPUs 02:12

Conhecendo a Goroutine 11:45

Conhecendo o Channel (Canal) 07:40

Usando Goroutine e Channel 09:50

Cuidado com os Deadlocks 06:44

Channel com Buffer 08:33

Channel: Usando Range e Close 10:20

Padrão de Concorrência: Generators 12:26

Criando um Pacote Reutilizável 02:55

Padrão de Concorrência: Multiplexador 06:59

Estrutura de Controle: Select 06:57

Multiplexador com Select 08:53

Capítulo 10. Testes

Teste Unitário Básico 17:07

Criando Dataset para os Testes 10:05

Tipo de Arquitetura e os Testes 06:53

Gerando Relatório de Cobertura de Testes 05:15

Capítulo 11. Banco de Dados

Orientações para Instalação do MySQL 03:56

Criando o Schema e a Tabela 09:42

Executando Inserts 06:15

Executando Inserts em uma Transação 09:29

Executando Update e Delete 05:14

Executando Select e Mapeando p/ um Struct 06:23

Capítulo 12. Http

Criando um Servidor Estático 06:22

Gerando Conteúdo Dinâmico 09:30

Integrando Http e SQL (2 Serviços REST) 23:28

Capítulo 13. Conclusão

Obrigado e Até Breve 01:35

Avaliações de nossos alunos

5.0

Avaliação média

  • (100%)
  • (0%)
  • (0%)
  • (0%)
  • (0%)

Comentários

  • avatar

    Renato Filizzola

  • avatar

    Jakson Wilker

  • avatar

    André Luiz

  • avatar

    Adail Silva

    Ótimo curso!

  • avatar

    acidorus l.