Sobre o Curso

Python é uma das linguagens que mais cresce atualmente, seu enfoque na clareza do código, sua simplicidade, a programação mais dinâmica desde seus alicerces, suporte a diversos paradigmas de programação e uma enorme biblioteca padrão, tudo isso permite que no geral os seus objetivos sejam alcançados mais rapidamente e de uma maneira mais fácil de manter.

Devido a sua simplicidade, Python tem sido uma das linguagens mais utilizados em universidades mundo afora (infelizmente temos poucos casos no Brasil), muito utilizada também em startups e por cientistas em geral, já que não exige uma formação mais abrangente em tecnologia da informação dos mesmos. Apesar de não haver estatísticas oficiais, Python parece ser a linguagem mais utilizado no mundo por não-programadores, o que não quer dizer que programadores profissionais não podem colher inúmeros benefícios também.

E apesar de não ficar claro inicialmente, Python também tem bastante humor, o prazer em programar sempre é levado em conta. O nome teve a sua origem no grupo humorístico britânico Monty Python, criador do programa Monty Python’s Flying Circus, embora muitas pessoas façam associação com o réptil do mesmo nome, em toda a sua documentação há referências as esquetes deste grupo. Posteriormente a cobra começou a ser adotada como logo da linguagem.

Sobre o Autor

Leonardo Leitão é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza, na qual trabalhou com Integração de Redes de Sensores sem Fio e Computação em Nuvem. Há doze anos atua na área como desenvolvedor de softwares e atualmente trabalha na DATAPREV como arquiteto, desenvolvendo sistemas para o INSS. Professor de desenvolvimento de software há quase dez anos, iniciou recentemente um projeto de ensinar programação à distância.

Conteúdo Programático

Capítulo 1. Conhecendo o Curso

Visão Geral do Curso 04:43

Assine o Nosso Canal 01:08

Apostila do Curso 05:04

Capítulo 2. Introdução

O que é Python? 08:00

Filosofia da Linguagem (Zen of Python) 12:41

Guia de Estilo de Código (PEP 8) 03:50

Suporte via Fórum 05:12

Algoritmo 14:25

Estruturas de Dados 08:14

Capítulo 3. Configuração do Ambiente

Python 2 vs Python 3 02:16

Windows: Instalação Python 07:39

Windows: Instalação Python Preview 01:51

Windows: Instalação Anaconda 05:21

Linux: Instalação do Python 12:02

Linux: Instalação Anaconda 04:19

MacOS: Instalação do Python 08:25

MacOS: Instalação Anaconda 04:36

Capítulo 4. Executando Código Python

Executando Código no Interpretador 06:09

Executando Código no Jupyter     Visualizar Logado 11:06

Executando Código no VSCode 08:17

Capítulo 5. Fundamentos

Primeiro Programa     Visualizar Logado 09:52

Tipos Básicos 08:00

Variáveis 08:52

Comentários 09:39

Operadores Aritméticos 06:39

Desafio Operadores Aritméticos 01:47

Desafio Operadores Aritméticos (Resp) 01:01

Operadores Relacionais 03:39

Operadores de Atribuição 04:38

Operadores Lógicos 16:53

Desafio Operadores Lógicos     Visualizar Logado 02:34

Desafio Operadores Lógicos (Resp) 06:50

Operadores Unários 04:52

Operadores Ternários 04:27

Mais Operadores (Membro/Identidade) 07:30

Builtins 09:31

Conversão de Tipos 05:09

Coerção Automática 03:58

Números #01 06:51

Números #02 06:46

Strings #01 08:10

Strings #02 05:58

Strings #03 04:02

Strings #04 05:30

Listas #01     Visualizar Logado 08:51

Listas #02 03:29

Listas #03 02:59

Tuplas 04:59

Dicionários #01 09:08

Dicionários #02 04:01

Conjuntos 09:58

Interpolação 09:27

Capítulo 6. Primeiro Projeto

Desafio Versão Inicial 02:22

Desafio Versão Inicial (Resp) 04:50

Encoding 05:05

Shebang 07:39

Importando Módulo Math 08:50

Obtendo Dados do Usuário 04:58

Um Pouco Sobre Módulo 07:11

Testando Se é o Módulo Principal 11:01

Criando Uma Função Sem Retorno 07:54

Adicionando Retorno à Função 03:56

Obtendo Argumento Via Terminal 03:41

Validando Existência do Argumento 05:23

Desafio Nome do Script (Resp) 01:39

Melhorando o Help 04:23

Saindo com Erro 03:47

Validando Argumento Numérico 09:05

Melhorando a Mensagem de Erro     Visualizar Logado 09:03

Capítulo 7. Estruturas de Controle

Desafio IF ELSE #01 03:24

Desafio IF ELSE #01 (Resp) 05:53

Desafio IF ELSE #02 04:45

WHILE #01 08:48

FOR #01 06:33

FOR #02 07:08

FOR #03 06:16

Break/Continue 04:08

FOR #04 09:55

Simulando SWITCH #01     Visualizar Logado 08:07

Simulando SWITCH #02 03:16

FOR Sem ELSE 07:32

FOR Com ELSE 01:56

Desafio Usando SET 04:51

Capítulo 8. Segundo Projeto

Usando While Infinito 06:02

Adicionando Limite Para While 03:45

Usando Packing Para Trocar Variáveis 03:43

Substituindo Variáveis Por Lista 03:27

Desafio Sum 01:23

Desafio Sum (Resp) 01:37

While Com Break 02:57

Substituindo While Por For     Visualizar Logado 02:48

Recursividade 06:44

Versão Recursiva #01 08:18

Versão Recursiva #02 02:29

Capítulo 9. Manipulação de Arquivos

Criando Arquivo CSV 04:57

Leitura Básica 05:55

Leitura Stream #01 00:00

Leitura Stream #02 03:40

Usando Try Finally 06:28

Leitura com Bloco WITH 00:00

Escrevendo Arquivo 00:00

Leitura com Módulo CSV 02:06

Desafio CSV do IBGE 03:36

Desafio CSV do IBGE (Resp) 00:00

Capítulo 10. Comprehension

List Comprehension #01 04:47

List Comprehension #02 03:54

Generators     Visualizar Logado 04:33

Generators com FOR 00:00

Dict Comprehension 00:00

Simulando SWITCH #03 07:06

Capítulo 11. Funções

Tipos de Parâmetros 08:54

Parâmetros Opcionais 00:00

Parâmetros Nomeados 06:02

Packing & Unpacking #01 05:40

Packing & Unpacking #02 06:32

Callable 00:00

Parâmetros Opcionais & (Un)Packing 00:00

Packing & Unpacking Nomeado #01 05:41

Callable com (Un)Packing 00:00

Callable com (Un)Packing Nomeado 03:11

Acessando Todos os Parâmetros 05:06

Packing & Unpacking Nomeado #02 14:47

Callable Object 00:00

Problema Param. Padrão Mutável 08:17

Correção Param. Padrão Mutável 00:00

Decorator #01 05:39

Decorator #02 08:53

Desafio Gerador HTML 00:00

Desafio Gerador HTML (Resp) 00:00

Capítulo 12. Pacotes

Função em Outro Pacote 07:24

Momento de Execução do Código 03:37

Módulos com Mesmo Nome 04:21

Importação Direta de Funções 04:38

Pacote Como Façade 04:30

Desafio Pacote 03:15

Desafio Pacote (Resp) 04:12

Capítulo 13. Programação Orientada a Objetos

Visão Geral da POO 10:37

Classe vs Objeto 08:13

Pilares da OO 12:30

Membros 10:28

Construtor 07:46

Desafio Classe Carro 06:52

Desafio Classe Carro (Resp) 05:48

Classe Tarefa 07:46

Classe Projeto 11:15

Método __iter__ 03:05

Implementação do Vencimento 06:19

Herança 08:50

Métodos "Privados" 10:57

Sobrecarga de Operador 07:42

Tratamento de Exceções 00:00

Desafio POO 02:38

Capítulo 14. Prog. Orientada a Objetos Avançada

Membro de Classe vs Instância #01 08:56

Membro de Classe vs Instância #02 07:58

Tipos de Métodos 12:43

Propriedades #01 00:00

Propriedades #02 02:26

Classe Abstrata #01 08:10

Classe Abstrata #02 04:12

Herança Múltipla 07:31

Mixins #01 06:39

Mixins #02 02:29

Iterator 06:08

Desafio POO Avançada 01:23

Desafio POO Avançada (Resp) 02:30

Capítulo 15. Programação Funcional

Recursos Suportados 12:49

Funções de Primeira Classe 09:19

Funções de Alta Ordem 03:37

Closure 06:57

Funções Lambda 12:00

Alternativa às Funções Lambda 02:21

Map 05:12

Filter 06:25

Reduce 06:27

Desafio Fatorial Recursivo 01:03

Desafio Fatorial Recursivo (Resp) 03:08

Desafio Imutabilidade 05:49

Desafio Imutabilidade (Resp #01) 08:28

Desafio Imutabilidade (Resp #02) 09:24

Abordagem Imperativa 08:47

Funções Imutabilidade #01 06:40

Funções Imutabilidade #02 02:34

Generators #01 04:28

Generators #02 03:30

Implementando Map #01 05:26

Implementando Map #02 02:14

Desafio MDC 04:29

Desafio MDC (Resp) 04:36

Capítulo 16. Até a Próxima

Muito Obrigado 01:02